OS VÁRIOS BENEFÍCIOS DA ACEROLA PARA A SAÚDE

29jul

Benefícios-da-Acerola

Os benefícios da acerola para a saúde são tantos, que poderíamos dizer que é um nutracêutico, ou seja, um alimento terapêutico. Além do seu consumo como alimento ou em forma de sucos, a acerola é usada na medicina tradicional para facilitar a recuperação de astenia ou estados de muita fraqueza e debilidade, também é utilizada para ajudar no tratamento de diarreia e problemas de fígado.

O consumo de acerola é indicado como prevenção contra gripes e resfriado comum, e também porque contém propriedades curativas dessas doenças quando já se está com elas. É imunoestimulante: reforça as defesas do organismo contra germes e vírus, ativando anticorpos naturais no corpo. Acerola é um tônico poderoso em casos de estresse físico, fadiga, esgotamento nervoso, fraqueza, anorexia, caquexia, etc. Você também pode tomar nos casos em que os transtornos de ansiedade ou depressão são percebidas. Acerola é desintoxicante. O poder desintoxicante da acerola é muito forte, pois consegue limpar o corpo e é uma fruta muito aconselhável para pessoas que estão deixando qualquer vício, como fumar ou beber, porque as suas propriedades não estão limitados a vitamina C. A acerola tem uma quantidade muito elevada de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, além de antioxidantes, tais como os flavonóides e antocianinas, que dão a acerola a capacidade de impedir a destruição de membranas celulares.  A acerola ajuda na formação de colágeno, nos ossos, cartilagens, dentes, pele, vasos sanguíneos e todos os tecidos conjuntivos, ou conectivos. Acerola é um remineralizante para múltiplas indicações: crescimento, gravidez , alimentação, reparação de fraturas, desmineralização. A acerola tem propriedades hidratantes. Ela nos ajuda a manter a nossa pele e cabelos hidratados.

A acerola tem propriedades diuréticas. Acerola ativa o fígado por seu conteúdo pectina e sua acidez. A pectina é um polissacarídeo de origem vegetal, que é encontrado no suco de acerola madura. A acerola tem propriedades anti-inflamatórias. Isto é devido ao antocianinas que são encontrados na mesma. Esta qualidade ajuda a curar enxaqueca ou dores de cabeça , da mesma forma que funciona a aspirina ou o ibuprofeno.

Benefícios da acerola – A acerola também contribui para uma melhor coagulação do sangue e acelera a cicatrização de feridas.
Outro efeito anti-inflamatório sobre a pele é, no caso de herpes. A acerola ajuda a reduzir os efeitos e sintomas da herpes, como dor, vermelhidão e inchaço da pele. Ela também ajuda a reduzir o muco, o que é uma causa da proliferação do vírus da herpes.

A acerola tem propriedades tonificantes e estimulantes

Terapia com acerola

A acerola e alergias

Também estimula na eliminação de certas reações alérgicas. Tem sido observado que os indivíduos com uma elevada ingestão de vitamina C tendem a ter menores reações alérgicas. Bem como ajuda no combate a doenças respiratórias como a asma, o que em muitos casos é uma reação alérgica.

A acerola contra vírus e bactérias. É um imuno-estimulante que aumenta as defesas do organismo contra vírus e germes, ativando a síntese de anticorpos.
Muitos cientistas acreditam que os radicais livres e as falhas graduais do sistema imunológico são os dois fenômenos que assumem maior responsabilidade no processo de envelhecimento humano, ou que causa o maior dano de oxidação. A acerola tem propriedades antioxidantes muito alta. A ingestão diária de vitamina C ajuda a prevenir doenças degenerativas tais como a doença de Parkinson, o que é vital para o funcionamento mental e manutenção adequada de cada indivíduo.

A acerola e o estresse

Benefícios da acerola – A acerola é um tônico poderoso e útil em casos de grande cansaço físico e esgotamento nervoso, fraqueza, anorexia, caquexia. A acerola também alivia o stress e você pode tomar quando sentir fadiga, depressão ou ansiedade. A acerola ajuda a produzir hormônios anti-stress como a melatonina, que ajuda a regular os ciclos de sono.
A vitamina C que tem a acerola, também (como mencionado acima) é essencial para a formação e manutenção de uma proteína chamada colágeno. Esta é a proteína básica da pele e para todos os tecidos conjuntivos. Você precisa de certos níveis de colágeno para um bom funcionamento de um fígado saudável e manutenção da glândula que secreta adrenalina, especialmente em períodos de grande stress.

Comentar

Postado em acerola.

Comente